Blog

Anemia: saiba como diagnosticar esta doença

A anemia é uma doença que afeta mais de 9% dos brasileiros, sendo que as mulheres são responsveis por mais de 60% destes dados.

Saber como se prevenir, reconhecer os sintomas e diagnosticar a doença são as melhores maneiras de evitar que ela cause sérios danos à saúde do indivíduo.

Pensando nisso, nós do LABCENTER preparamos este material completo para você compreender melhor como funciona o diagnóstico desta doença e o que deve ser feito para tal.

Fique conosco e confira:

Como funciona o diagnóstico da Anemia

Para diagnosticar a anemia, um exame de sangue deve ser realizado para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. 

Quando o valor de hemoglobina de uma mulher é inferior a 12 g / dL e o valor de hemoglobina do paciente é inferior a 14 g / dL, isso geralmente indica anemia em homens.

No entanto, a concentração de hemoglobina não é o único parâmetro para o diagnóstico de anemia, e outros exames geralmente são necessários para identificar a causa da baixa hemoglobina e iniciar o tratamento mais adequado.

Como a anemia por deficiência de ferro é a mais comum, os médicos primeiro avaliam o nível de ferritina no sangue, porque quando o conteúdo dessa substância é baixo, significa que a quantidade de ferro no corpo é baixa.

No entanto, se o valor da ferritina for normal, outros testes podem ser necessários, como eletroforese de hemoglobina ou contagem dos níveis de vitamina B12 e ácido fólico para ajudar a identificar outros tipos de anemia.

Dados que confirmam anemia

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são:

Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue;

Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue;

Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Se for esse o caso, o valor da ferritina também será baixo, indicando níveis baixos de ferro no sangue, o que pode indicar anemia por deficiência de ferro.

No entanto, se o nível de ferritina estiver normal, isso indica que a anemia é causada por outro problema, portanto, mais testes podem ser necessários para determinar a causa correta.

Além de avaliar o valor da hemoglobina, o médico também verifica o valor de outros indicadores sanguíneos, como:

  • Volume Corpuscular Médio (VCM);
  • Hemoglobina Corpuscular Média (HCM);
  • Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) e o RDW, que mede a variação de tamanho entre as hemácias. 

A partir da análise do hemograma, o médico consegue identificar o tipo de anemia. 

Exames para identificar o tipo de anemia

Além do hemograma e da ferritina, há outros exames que podem ser solicitados pelo médico para identificar outros tipos de anemia, como por exemplo:

Eletroforese da hemoglobina: analisa os diferentes tipos de hemoglobina no sangue, podendo ajudar a diagnosticar o tipo de anemia, sendo principalmente realizado para identificar a anemia falciforme.

Exame de esfregaço de sangue periférico: avalia a aparência dos glóbulos vermelhos do sangue sob um microscópio para determinar o tamanho, forma, número, e aparência, podendo auxiliar no diagnóstico da anemia falciforme, talassemia, anemia megaloblástica e outras alterações hematológicas;

Contagem de reticulócitos: avalia se a medula óssea está produzindo novos glóbulos vermelhos, permitindo identificar a anemia aplástica;

Exame de fezes: pode ajudar a detectar hemorragia do estômago ou intestinos, que pode ser a causa da anemia;

Níveis de vitamina B12 na urina: a deficiência desta vitamina pode causar anemia perniciosa;

Níveis de bilirrubina: útil para determinar se os glóbulos vermelhos do sangue são destruídos no interior do corpo, o que pode ser um sinal de anemia hemolítica;

Níveis de chumbo: a intoxicação por chumbo pode ser uma das causas de anemia em crianças;

Testes de função hepática: para avaliar o funcionamento do fígado, que pode ser uma das causas de anemia;

Testes de função renal: pode ajudar a determinar se existe algum problema renal, como insuficiência renal, por exemplo, que pode causar anemia;

Biópsia da medula óssea: avalia a produção de glóbulos vermelhos do sangue e pode ser feito quando um problema de medula óssea é suspeito de ter causado a anemia. Veja para que serve e como é feita a biópsia de medula óssea.

Outros exames, como ressonância magnética, raios-X, tomografia computadorizada, teste de urina, teste genético, testes sorológicos e bioquímicos também podem ser usados ​​para diagnosticar o tipo, mas geralmente não são necessários.

É importante que um médico avalie o resultado do exame, pois só assim será possível iniciar o tratamento adequado para a situação.

Apenas manter a concentração de hemoglobina abaixo do valor de referência não é suficiente para determinar a anemia, portanto, testes adicionais são muito importantes. 

Conte com o Labcenter

Venha fazer seu exame no Labcenter. Há 22 anos somos conhecidos pela qualidade de processos, alta tecnologia, profissionais especializados e agilidade na entrega de resultados.

São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

Sobre o Laboratório

O Labcenter é um laboratório especializado em análises clínicas e exames laboratoriais, com mais de 23 anos de experiência em sua área de atuação.