Blog

Hormônios femininos: conheça os principais tipos de exames

Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas do sistema endócrino, que estão presentes tanto em homens quanto mulheres. Porém, as mulheres têm maiores sinais de desconforto relacionado às alterações causadas pelos hormônios.

O sistema hormonal feminino apresenta diversas alterações ao longo da vida. Alguns dos principais fatores que influenciam a quantidade de hormônios no organismo são: idade, ciclo menstrual, gravidez, uso de medicamentos, amamentação e estresse.

Hormônio de Crescimento (GH), Insulina, Dosagem do TSH, Testosterona, Dosagem de Estradiol e dosagens de cálcio e vitamina D, são alguns dos principais exames hormonais femininos que devem ser realizados.

Sintomas de desequilíbrio hormonal

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também podem indicar mudanças hormonais.

Com o aparecimento desses sintomas, é essencial buscar a ajuda de um médico endocrinologista para o diagnóstico e tratamento correto.

Exames hormonais femininos na adolescência

A adolescência é a fase marcada pela transição entre a adolescência e a vida adulta, por isso, é comum surgirem muitas alterações hormonais.

É a fase de início da menstruação e de alterações físicas e de humor. Há tipos de exames relacionados a dois hormônios que são importantes nessa fase da vida: Hormônio do Crescimento (GH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH). O primeiro é o responsável pelo crescimento físico entre os 15 e 20 anos de idade.

Na puberdade, o adolescente pode crescer de 12 a 13 centímetros por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Já o segundo, estimula a secreção de estrogênio. É o hormônio regulador do crescimento, reprodução e desenvolvimento de outros hormônios sexuais durante a puberdade. Também é o hormônio associado à acne e ao aparecimento de pelos.

Exames hormonais femininos na fase adulta e maturidade

Dosagem da glicose sanguínea e da hemoglobina aplicada (HbA1c) são alguns dos exames ligados ao estado geral de saúde na vida adulta. Nessa fase da vida, é comum que os exames sejam mais voltados para o eventual surgimento de distúrbios como diabetes e alterações na tireóide.

A tireóide merece extrema atenção na fase adulta. Alguns sintomas de hipertireoidismo são a perda de peso, suor excessivo, insônia, ansiedade e hiperatividade. Já entre os sintomas de hipotireoidismo estão ganho de peso, pele ressecada, dificuldade de concentração e alterações na memória.

Já a partir dos 45 anos, começam a aparecer os sintomas da menopausa. Nessa fase há uma queda gradativa na produção de estrogênio, o principal hormônio feminino. Alguns dos principais sintomas da menopausa são suores noturnos, ondas de calor, fadiga, perda da libido, palpitações, insônia e alterações corporais.

Os exames indicados nesses casos são Estradiol, Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), além de exames de verificação das dosagens de cálcio e vitamina D.

Conte com o Labcenter

Precisa fazer exames hormonais? Conte conosco. Há 23 anos, somos reconhecidos pela qualidade nos processos, tecnologia de ponta, profissionais especializados e agilidade na entrega dos resultados.

São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

 

Sobre o Laboratório

O Labcenter é um laboratório especializado em análises clínicas e exames laboratoriais, com mais de 23 anos de experiência em sua área de atuação.