Blog

Exame do Cortisol: quando é indicado?

O exame de cortisol é necessário para verificar se há problemas adrenais ou hipofisários, porque o cortisol é um hormônio produzido e regulado por essas glândulas. Portanto, quando o valor normal do cortisol muda, é normal que qualquer glândula mude. 

Com este exame, a síndrome de Cushing, perda de memória e testosterona reduzida podem ser diagnosticados quando o cortisol está alto, e fadiga, depressão e fraqueza podem ser diagnosticados quando o cortisol está baixo.

Quer saber mais sobre o exame do cortisol e quando e o período que é indicado? Então siga a leitura e tire suas principais dúvidas!

O que é cortisol?

O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas supra-renais (dois órgãos triangulares acima dos rins). A produção de hormônios é regulada pela glândula pituitária, que é um pequeno órgão localizado sob o cérebro. Quando o nível de cortisol no sangue cai, o corpo começa a produzir ACTH (hormônio nutriente cortical adrenal). O ACTH estimula as glândulas adrenais a produzir e liberar cortisol.

O nível de cortisol no sangue muda ao longo do dia. As doenças que afetam as glândulas pituitária ou adrenal, aumentam ou diminuem a quantidade de ACTH e cortisol produzidos pelas glândulas, interferindo em sua regulação.

Período que é indicado

O exame de cortisol avalia o nível de cortisol e pode ser feito com amostras de sangue, urina ou saliva. O valor de referência do nível de cortisol no sangue é:

Manhã: 5 a 23 mcg / dL;

Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

Se o resultado do teste de cortisol mudar, é recomendável pedir a um endocrinologista para descobrir a causa e iniciar o tratamento o mais rápido possível, caso seja necessário, porque níveis altos ou baixos de cortisol nem sempre indicam doença, pois podem mudar devido ao calor.

Tipos de exames do cortisol

Existem 3 tipos diferentes de testes de cortisol, incluindo:

  • Teste de cortisol salivar: avalia o conteúdo de cortisol na saliva, que ajuda a diagnosticar estresse crônico ou diabetes;
  • Teste de cortisol urinário: mede a quantidade de cortisol livre na urina, uma amostra de urina deve ser coletada por 24 horas.
  • Teste de cortisol no sangue: avalia o conteúdo da proteína cortisol e cortisol livre no sangue, o que pode ajudar a diagnosticar a síndrome de Cushing.

A concentração de cortisol no corpo humano muda durante o dia, razão pela qual costumam ser feitas duas coletas: uma entre 7 e 10 horas, chamada de teste de cortisol básico ou teste de cortisol de 8 horas, e outra à tarde. feito às 16 horas e é chamado de teste de cortisol 16 horas, geralmente realizado quando você suspeita de excesso de hormônio no corpo.

Como se preparar para o exame do cortisol

Em situações em que seja necessário coletar amostras de sangue, é particularmente importante se preparar para o teste de cortisol. Nesse caso, é recomendado:

  • Jejum de 4 horas antes da coleta, de 8 ou 16 horas;
  • Evite exercícios físicos na véspera do exame;
  • Faça uma pausa de 30 minutos antes do exame.

Além disso, em qualquer tipo de exame de cortisol, você deve informar ao seu médico os medicamentos que está tomando, principalmente os corticosteróides (como a dexametasona), pois eles podem alterar os resultados.

Para o teste de cortisol na saliva, é melhor coletar a saliva 2 horas após acordar. No entanto, se for feito após a refeição principal, aguarde 3 horas e evite escovar os dentes durante este período.

Conte com o Labcenter

Precisa fazer o exame do cortisol? Conte conosco. Há 22 anos, somos reconhecidos pela qualidade nos processos, tecnologia de ponta, profissionais especializados e agilidade na entrega dos resultados.

São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

 

Sobre o Laboratório

O Labcenter é um laboratório especializado em análises clínicas e exames laboratoriais, com mais de 23 anos de experiência em sua área de atuação.