Blog

Hemograma completo: para que serve?

O hemograma completo foi introduzido na prática médica em 1925 por critérios determinados pelo médico e farmacêutico alemão V.Schilling. 

Seu valor de referência foi estabelecido na década de 1960 com base nos valores presentes em 95% da população considerada saudável.

Quer saber pra serve esse exame? Então esta leitura é para você!

O que é o Hemograma Completo?

Por causa da nomenclatura “hemograma completo”, o senso comum conclui que esse exame avalia o sangue do paciente mais detalhadamente. Porém, esse termo é redundante já que apenas o “hemograma” também é uma verificação completa do sangue.  Ou seja, caso o seu médico precise avaliar apenas as plaquetas no sangue, ele solicitaria um plaquetograma, assim como os outros componentes têm seus exames específicos. Portanto, não existe essa diferença entre as terminologias.

O hemograma é um dos exames mais importantes para avaliar o estado geral da saúde do paciente, sendo utilizado não apenas para diagnosticar doenças, mas também como um check-up regular. 

Ele analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades de componentes no sangue, como: Hemácias (glóbulos vermelhos), Leucócitos (glóbulos brancos) e Plaquetas (coagulação do sangue).

A função do hemograma é ajudar a diagnosticar e monitorar a evolução de doenças que causam alterações sanguíneas.

Quais doenças podem ser diagnosticadas com o exame?

O hemograma completo pode ser usado ​​para o diagnóstico e monitoramento da evolução de doenças que causam alterações no sangue, como:

  • Anemia;
  • Doença da medula óssea;
  • Infecção bacteriana, fúngica ou viral;
  • Inflamação;
  • Câncer, especialmente leucemia ou linfoma;
  • Alterações nas plaquetas, como aumento (trombocitose) ou diminuição (trombocitopenia);
  • Monitorar condições que podem prejudicar a função da medula óssea  durante a quimioterapia.

Além disso, esse exame pode ser usado para monitorar afecções crônicas como insuficiência renal, artrite reumatóide, insuficiência cardíaca ou doença pulmonar.

Como é feito?

No laboratório, um profissional especializado fará o hemograma completo da seguinte forma:

  • Após o paciente sentar, é colocado um elástico em seu braço para interromper o fluxo sanguíneo. Isso torna as veias mais largas e ajuda os profissionais a atingir uma delas;
  • O profissional limpa a área onde será puncionado com álcool;
  • O sangue é coletado e colocado em um tubo de ensaio;
  • O profissional remove o elástico e coloca a gaze onde a houve a punção;
  • A bandagem é colocada no local;
  • Aquele braço deverá ficar alguns instantes dobrado e sem fazer esforço

Para a realização do hemograma completo, os pré-requisitos são: não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes do exame, evitar exercícios físicos na véspera e trazer a carteira de identidade ao laboratório para abrir o formulário. 

Se você fizer dieta leve na véspera do exame, não há necessidade de jejuar. Caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas. É necessário informar se você está usando medicamentos contínuos, pois alguns deles podem interferir no exame.

Conte com o Labcenter

Conte conosco. Há 22 anos somos conhecidos pela qualidade de processos, alta tecnologia, profissionais especializados e agilidade na entrega de resultados.

São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Clique aqui para nos contactar através do site e solicitar um orçamento.

Sobre o Laboratório

O Labcenter é um laboratório especializado em análises clínicas e exames laboratoriais, com mais de 23 anos de experiência em sua área de atuação.