Blog

Exames de sangue de rotina: por que fazer?

Algumas doenças só apresentam sintomas quando já estão em um estágio avançado, causando grandes danos à saúde do paciente. Por isso é muito importante realizar consultas e exames com frequência para certificar-se de que está tudo bem.

Os exames de sangue de rotina são feitos para verificar o número de células e os níveis de outras substâncias no sangue. Essas análises ajudam na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças, permitindo que sejam tratadas logo no início, evitando maiores danos à saúde.

Quer saber mais sobre quais os principais exames de sangue de rotina e o que eles podem identificar? Continue lendo.

Principais exames de sangue rotina

Os principais exames de sangue de rotina são: hemograma, níveis de hormônios, glicemia e colesterol. A realização desses exames pode prevenir problemas circulatórios, AVC e infarto, e identificar problemas hormonais, diabetes, anemia e muitos outros problemas de saúde.

Hemograma

O hemograma ou hemograma completo é o exame que analisa as células do sangue, podendo revelar um quadro de anemia, leucemia, linfoma, inflamação, infecção ou doenças autoimunes. No exame é feita a contagem de cada célula do sangue, que são as plaquetas, as hemácias e os leucócitos.

As plaquetas são as células responsáveis pela coagulação do sangue. Quando aparece em quantidade elevada, pode levar ao aparecimento de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo a circulação do sangue. A quantidade reduzida dessas células prejudicam a coagulação, podendo causar hemorragias.

As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. Quando em quantidade reduzida, os órgãos ficam com a oxigenação prejudicada.

A análise e contagem dos leucócitos, células responsáveis pela defesa do corpo e também chamadas de glóbulos brancos, ajuda na detecção de possíveis infecções e até câncer.

Hormônios

Existem vários tipos de hormônio no corpo humano que devem ser checados nos exames de sangue de rotina. Produzidas pelas glândulas endócrinas, essas substâncias controlam diferentes funções do corpo, como o metabolismo, o crescimento e o sono.

Os exames que medem o nível de hormônio estimulante da tireóide, chamado de TSH, e o nível de T4 Livre podem revelar um mal funcionamento da glândula da tireóide. A hipófise produz o TSH, que é produzido em maior quantidade quando o organismo detecta uma produção reduzida dos hormônios da tireóide, que são o T3 e o T4, importantes para o controle do metabolismo e respiração celular.

Outros hormônios essenciais são a insulina e o glucagon, ambos produzidos pelo pâncreas e responsáveis pelo processamento da glicose. Os níveis dos hormônios femininos e masculinos também são importantes para identificação de problemas de saúde.

Colesterol

O colesterol é uma substância que faz parte da estrutura das células e é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Existem dois tipos: o LDL e o HDL.

O LDL, também conhecido como colesterol ruim, deve ser monitorado a partir dos dez anos de idade. Quando há um nível elevado de LDL no sangue, ele se acumula nas artérias, chegando a impedir completamente a circulação sanguínea, podendo causar infarto e acidente vascular cerebral. Já o HDL, também chamado de colesterol bom, ajuda a prevenir problemas no coração.

Glicemia

A glicemia é a quantidade de açúcar no sangue. Quando elevada, pode indicar um caso de diabetes, e quando abaixo do normal, pode causar cansaço, tontura e desmaios.

Apenas os exames sozinhos não são o suficiente para determinar uma doença. Eles devem ser interpretados por um médico, que analisará também outros fatores até chegar ao diagnóstico correto e o tratamento ideal para o caso.

Quando realizar os exames de sangue de rotina

Consultas médicas não devem ser feitas apenas quando estamos doentes. Os exames de rotina devem ser realizados pelo menos uma vez por ano, mesmo que não haja sinais de problemas de saúde. Algumas doenças só apresentam sintomas após atingirem um estágio avançado, trazendo danos maiores à saúde.

Um exame com valores mais altos ou mais baixos que os valores de referência não necessariamente significa algo grave. A consulta médica é essencial para a correta interpretação dos resultados.

Conte com o Labcenter

Não espere ficar doente para consultar um médico e venha fazer seus exames de sangue de rotina conosco. Há 22 anos somos conhecidos pela qualidade de processos, alta tecnologia, profissionais especializados e agilidade na entrega de resultados.

São 17 unidades de atendimento entre as cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

Oferecemos também a opção de coleta domiciliar. Entre em contato conosco pelo site clicando aqui e solicite um orçamento.

Sobre o Laboratório

O Labcenter é um laboratório especializado em análises clínicas e exames laboratoriais, com mais de 23 anos de experiência em sua área de atuação.